domingo, 7 de junho de 2015

Anaplasmose Felina


Hoje vamos falar de Anaplasmose Felina mais uma doença infecciosa que afeta gatinhos.

Lembrando novamente, sempre que houver alguma alteração no comportamento do gato consulte um veterinário, e sabe o dia da vacina, também aproveite para verificar se está tudo bem com o gatinho. Lembrem-se: Quem ama, cuida!


Anaplasmose é uma doença infecciosa que é causada pela bactéria Anaplasma phagocytophilum ou Anaplasma platys que ataca as células brancas do sangue. Tanto cães como gatos podem ser infectados.
O Carrapato transporta esta bactéria para o animal através da picada. Esse carrapato deverá se alimentar por 24 horas ou mais, para transmitir a infecção podendo ainda, infectar o seu gato com outros parasitas, incluindo a bactéria que causa a doença de Lyme ou outros tipos, causando assim, infecções múltiplas.

Como é Anaplasmose é diagnosticada? 
Através de exame de sangue cujo teste serve para Anaplasmose, doença de Lyme, erliquiose canina, bem como para dirofilariose. Em pacientes com sintomas de Anaplamose, é urgente um hemograma completo (CBC) e perfil bioquímico. O exame avalia as células que circulam na corrente sanguínea. A maioria dos pacientes com Anaplasmose terão a contagem de células anormais. Os glóbulos brancos (WBC), o os vermelhos (RBC), bem como a contagem de plaquetas são geralmente baixos. As plaquetas são necessárias para a coagulação do sangue, quaisquer alterações, podem causar hemorragias. O perfil bioquímico é muito importante para avaliar os órgãos internos garantindo que não há comprometimento.

Qual o tratamento?
Doxiciclina é um antibiótico usado para tratar Anaplasma. A dose é de uma ou duas vezes ao dia, dependendo da situação, durante 4 semanas. Às vezes, é necessário que o tratamento se prolongue por mais tempo; especialmente se houver outras infecções envolvidos. É comum achar que gatos com anaplasmose são co-infectados com a bactéria Lyme. Em casos graves, a internação para tratamento avançado é muitas vezes necessária. 

Qual é o prognóstico? 
Com o tratamento adequado o prognóstico é bom. A maioria dos animais responde dentro de 1-4 dias e se recuperam completamente ao longo de um período de semanas.

Como evitar? 
O Controle efetivo do carrapato é vital. Aplicação mensal de medicamentos controle do carrapato é atualmente a melhor forma. Os carrapatos que transmitem essas doenças são ativos sempre que a as temperaturas estão quentes, mas mesmo no inverno, como prevenção, é preciso. É recomendável durante todo o ano. Ter essa infecção não livra o animal de ter novamente a doença.

Via http://drpetltda.blogspot.com.br/