sábado, 10 de janeiro de 2015

Cuidados com o gatinho no calor


Nesse calorão o gatinho sofre tanto quanto a gente.
Ficam andando para lá e para cá pela casa procurando um lugar fresquinho para ficar.
Vou falar de alguns cuidados que devemos ter com o gatinho nesse calor, pois eles são animais sensíveis e em dias quentes podem passar mal sem demonstrar e nós mães e pais podemos não perceber. 
Os gatos quando sentem calor, costumam deitar com a barriga para baixo em superfícies mais frias da casa, como o piso do banheiro ou da cozinha. Gatos raramente ficam com a língua para fora, como os cães, e se isso ocorrer é porque o calor está prejudicando demais o bichano. Nesse caso o aconselhável é procurar um especialista.

Algumas dicas para diminuir o calor:
- Deixe sempre agua fresca disponivel, podemos até colocar pedrinhas de gelo para deixar a agua mais fresquinha ou misturar com agua gelada.
- Nunca deixe o gatinho no quintal ou área externa sem acesso à sombra e água. E lembre-se que pisos quentes podem queimar as almofadinhas das patinhas.
- Deixar sempre ventilador ou ar condicionado ligados para refrescar o ambiente para o gatinho.
- Molhar as patinhas e o pescocinho.
- Não fique preocupado se o animal demonstrar alteração de apetite. O gatinho pode preferir se alimentar no período da noite, quando as temperaturas estão mais agradáveis. Deixe comida disponivel para que ele coma no horário em que se sentir mais confortável.
- Raças mais peludas naturalmente sofrem mais com o calor. Por isso a dica é caprichar na escovação e manter o pet em local mais fresco.
- Banho é bom, mas não vale deixar de secar bem o bichano, especialmente os de pelagem longa e densa, que ficam em ambientes fechados ou à sombra, pois podem levar a problemas de pele. 
- Animais com a pele clara e pelos brancos devem usar protetor solar para prevenir o câncer de pele. Deve ser aplicado especialmente nas áreas mais expostas: focinho, ponta das orelhas e patas. 
- Animais com problemas cronicos de saúde(cardíacos ou com problemas respiratórios) devem ser ainda mais protegidos do desconforto térmico. O calor tende a acentuar o mal estar da própria doença, potencializando o sofrimento do pet.

A Lucy está aqui, deitada no chão,perto do ventilador, toda cheia de preguiça depois de ter tomado uma aguá bem fresquinha.