quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Banho do gatinho


Quem tem gatinho sabe que passam parte do dia se lambendo de forma metódica e meticulosa, garantido todos os cuidados de higiene fundamentais a uma vida saudável.
Sendo assim o dono deveria fundamentalmente preocupar-se com a higiene dos olhos e dos ouvidos para evitar mal-estar ou mesmo a criação de otites. E manter a caixa de areia sempre limpa para garantir o bem-estar de todos e os gatos agradecem muito.
Seria isso? 
Não!
Nós mães e pais de gatos adoramos ver nossos filhotes cheirosos e fofinhos, e damos banho sempre que achamos necessário.

Felinos geralmente não gostam de água e quando são obrigados a tomar banho é um processo estressante para ao animal, ainda mais quando enviamos ao pet shop.
O primeiro banho talvez seja tranquila, mas a segunda tentativa já será bem trabalhosa.
Apesar de quase todos os gatos gostarem (ou adorarem) brincar com a água, no que toca a tomar banho a situação  é  bem diferente.
Por teram o hábito de se manter limpos, o banho de gato é quase dispensável, podendo ser dados a cada seis meses, dependendo do ambiente em que ele vive.

Indico também criar o hábito de escovar sempre os pelos do gatos desde de pequenos, para que se acostumem. A escovação ajuda a reduzir a queda de pelos e a formação de bolinhas de pelo no estomago.

Ouvidos, olhos e nariz devem estar sempre limpos, por isso, passe sempre um algodão com soro fisiológico nos olhos e nariz. Os ouvidos limpem sempre com algodão seco, mas sem aprofundar muito para não criar lesões.

Para o banho do gatinhos em casa, prefira sempre shampoo com fórmula suave. 
Eu uso uma bacia para dar banho na Lucy, ela fica quietinha na água morninha, e uso o chuveirinho para enxaguá-la. Uso também duas toalhas para secar, para não precisar do secador, pois gatos não gostam de barulho. 
No banho dado em casa, temos que tomar muito cuidado para não molhar nariz e ouvido do gatinho, pois isso os deixam mais estressados, sem contar que água no ouvido pode causar infecção.

E você dá banho no gatinho em casa?