domingo, 15 de fevereiro de 2015

Como saber se seu gato está saudável


O estado de saúde dos gatos deve ser avaliado de acordo com diversos sinais que eles apresentam.
É preciso conhecer bem esses sinais e estar atento s eles, pois só assim você saberá se há algo errado com a saúde do gatinho e poderá socorrê-lo mais prontamente:
Vejam sinais importantes para identificar se o gatinho está bem:

Brilho nos olhos
Os olhos devem ter cor viva e brilhante. O brilho natural dá aos olhos um aspecto saudável, diferente daquele ar tristonho que observamos em alguns animais, cujo olhar é embaçado e sem brilho.

Falta de folego
A falta de folego dos gatos pode ser consequência desde uma inflamação da gengiva  até de excesso de pelo que ele engole ao se limpar. Para evitar isso não deixe de manter a higiene bucal do gatinho e escove sempre o pelo.
Você perceberá que o hálito do gato ficara mais fraco e naturalmente as gengivas não inflamarão tão facilmente, e ele terá menos problemas com bolas de pelo visto que engolirá uma quantidade menor de pelo nos banhos.

Focinho
Não importa se o focinho do seu gato é rosado ou escuro, o importante é que ele esteja sempre úmido e sem casquinhas.
Alguns gatos ficam resfriados com facilidade. Ficar perto da janela no fim da tarde é um perigo para as vias respiratórias deles. Se o seu gato for assim, você perceberá rapidamente, pois ele começará a espirrar, a ter secreção de dificuldade de respirar. Observe, em geral, esses sintomas vão embora com a mesma facilidade que apareceram. 
Mas se persistirem ou se acontecerem com muita frequência, leve-o ao veterinário para que seja devidamente medicado.



O mais importante para entender os sinais do seu gato é conhecê-lo muito bem, pois, é essencial que você perceba qualquer alteração de comportamento o quanto antes, para ter tempo suficiente para tratá-lo. E mesmo se seu gato não apresentar nenhum problema aparente, leve-o a uma consulta de rotina ao menos uma vez por ano.