domingo, 22 de março de 2015

Fases da vida do gatinho: Jovens e Adultos



A semana passada falei sobre filhote. Hoje vou falar sobre gatos jovens e adultos, mais sobre comportamento e cuidados, pois tem um post que fala de alimentação (Clique aqui).
Todos sabemos que o  gato é um animal fascinante! Com inúmeras habilidades e conhecido pela sua famosa autonomia e independência, hoje se sabe que são amigos carinhosos, dóceis e se apegam, demais, ao seu dono. Os felinos vivem cada vez mais próximos do homem, o que gera uma certa dependência dos seres humanos.

O gato jovem é extremamente carinhoso e tem energia de sobra para brincar!
O primeiro cio ocorre geralmente com 12 meses de idade, mas pode ocorrer por volta de 7 meses. As gatas podem ter até 3 partos por ano. O número de filhotes por parto, em média, é de 4 a 8 gatinhos.
O jovem gatinho tem vontade de descobrir o mundo. Por isso mantenha um ambiente doméstico interessante e atrativo. Um ambiente desinteressante, sem atividades lúdicas, pode fazer com que ele queira sair de casa até mesmo em busca de parceiros. Para minimizar esse risco, alguns veterinários recomendam a castração, o que também pode diminuir a demarcação de território pelo xixi. 

Os gatos adultos são Independentes, mas companheiros.
Gatos são amigos fiéis e carinhosos. Esqueça a "lenda" que diz que eles se apegam mais à casa do que ao dono! Eles são inteligentes e podem até responder quando o seu nome é chamado, pois possivelmente assimile a entonação de voz do seu dono.
O período de gestação da fêmea é de 63 a 68 dias.
Nessa fase também temos que ficar atentos ao seu peso, para que seu gatinho não sofra de obesidade, e corra risco de desenvolver problemas de saúde.
 Como bons amigos, merecem por parte de seus donos todo o cuidado com o seu bem-estar, sua alimentação, com os parasitas e até com as atividades lúdicas. Diante disso, vamos saber um pouco mais sobre os gatos e sobre o comportamento desses animais singulares!
O comportamento do gato pode ser estudado sob diversos aspectos. Para conhecer melhor seu amigo destacamos algumas classes do comportamento felino:
O comportamento social - A socialização do gatinho inicia-se a partir da segunda semana de vida e termina por volta da sétima semana. É importante que seus sentidos e inteligência sejam estimulados;
No entanto, para que os gatos possam ter uma convivência harmoniosa com os humanos é importante que tenham contato conosco desde filhotes. Sabe-se, por exemplo, que se um filhote não é acariciado por humanos e colocado no colo até os dois meses de idade, quando adulto dificilmente aceitará esse contato. 
O comportamento comunicativo - os gatos se comunicam de várias formas: pela postura, pelo movimento das orelhas e bigodes, pela locomoção e vocalizações, que correspondem a uma diversidade de sons e o curioso ronronar;
O comportamento alimentar - inicia-se com a ingestão de leite e, a partir da 4ª semana, já se interessa pelo mesmo alimento de sua mãe. É a partir dessa idade que o felino aprende a beber água fresca. Nesse momento também é conveniente fazer com que experimente vários tipos de ração.
Podemos também observar o gato pelo seu comportamento sexual, comportamento de eliminação, comportamento de locomoção, de agressão e o higiênico.
Os felinos têm uma natureza diferente da dos cães. Consideram o ser humano como um igual, como um "parceiro" de convívio em seu meio social. Já os cães consideram a família humana como a sua "matilha".
Os gatos são animais de estimação cuja confiança e afeto precisam ser conquistados pelo dono.
Apesar de domesticado e hoje em dia mais dependente dos humanos, o felino continua convivendo com outros gatos e se porta como tal, exibindo comportamentos naturais da espécie, muitas vezes com padrões que entram em conflito com a domesticação.
De qualquer forma, pode acontecer de aparecer algum distúrbio de comportamento. Nesse caso, procure um profissional especializado para orientá-lo. Busque informações sobre os gatos para, assim, poder ter uma convivência feliz e saudável com seu gatinho.

http://www.bayerpet.com.br/