quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Dicas para adotar um gatinho


Vai adotar um gatinho?

A expectativa de vida de um gato é de até 20 anos, alguns passam dessa idade. O gato depende de você para dar comida, água, limpar areia, carinho, companhia, quando não estiver se sentindo bem, quando estiver doente, ou seja, depende do dono quase igual a uma criança de uns 2 anos.
A decisão de adotar um gatinho deve ser bem analisada e pensada, pois vemos diariamente inúmeros casos de abandono em que o dono simplesmente se "cansou" do animal, o animal ficou doente e a pessoa não tem condições de cuidar, o casal teve filhos e não quer o gato e etc.
Um gato é um animal de estimação adorável e encantador, oferece diversão sem limites, mas os gatos só podem ser amáveis e encantadores se você tratá-los da maneira que devem ser tratados: a forma como você gostaria de ser tratado.
Aqui há algumas perguntas para que vocês se perguntem antes de adotar e dicas para quando o gatinho chegar.

1. Você está preparado?
Reflita se está pronto para assumir a responsabilidade de criar o gatinho. 
Gatos são animais carinhosos e tem parecem independentes, mas precisam de companhia e cuidados.

2. Busque referencias dos abrigos/ ONG's onde pretende adotar.
É importante saber, para não ter surpresas desagradáveis após a adoção. Porém nada impede de adotar um animal que precise de cuidados especiais, mas para isso deve estar ciente e preparado.

3. Interaja antes de decidir
Na data escolhida para a adoção, reserve tempo na agenda. É importante observar e interagir com os animais antes de escolher aquele que será seu companheiro por uma vida. Pode ser adulto ou filhote, alguns minutos de brincadeiras e observação já podem direcionar a sua escolha.

4. Faça o enxoval
Isso mesmo gente, antes de levar o gato para casa deixe-a preparada com a caminha, bandeja sanitária, comedouro, bebedouro, ração, brinquedos e arranhador. A rotina deve ser pensada antes da chegada do filhote para facilitar a convivência e a adaptação.

5. Pense e considere adotar 2 gatinhos
Gatos são mais felizes quando têm companhia de outro da mesma espécie.
E muitos problemas comportamentais (brincadeiras brutas, destruição da casa, miação noturna e até comportamentos compulsivos) podem ser evitados se o bichano tiver com quem gastar energia.
 E além disso dois vão trazer mais amor para sua vida!


Após a adoção
1. Vacine, vermifugue e castre
Caso isso ainda não tenha sido feito no abrigo, faça o mais rápido possível. Só assim você terá um animal saudável e livre de várias doenças.

2.Mantenha o gato dentro de sua casa com você. Nunca permita que ele tenha acesso as ruas, principalmente sozinho. Ruas são lugares hostis aos animais, e gatos podem se perder ou se machucar, além de correrem riscos de maus tratos e atropelamentos. Se morar em apartamento, providencie telas de proteção, evitando assim acidentes fatais.
Lembre-se, você também é responsável pela segurança dele.

3. Leve regularmente seu gato ao veterinário de sua confiança, dê anualmente todas as vacinas que ele precisa, vermifugue e faça exames quando necessário.
Nunca medique o seu gato sem indicação do veterinário. Alguns medicamentos que parecem inofensivos para nós podem levar o gatinho a óbito.

4. Se você tem crianças, ensine a respeitá-los. Animais não são brinquedos.

5. Os gatos são animais curiosos e que têm poucas defesas, então é bom sempre ter muito cuidado no uso e armazenamento de inseticidas. Mantenha seu bichano longe das plantas de casa que ele possa destruir. Certas plantas também são venenosas para eles.

6. Fale gatês. Entenda a linguagem felina
É comum dizerem que gatos não gostam da gente, mas sim da casa. Que não interagem com seus humanos. Que não demonstram amor. Quem diz isso com certeza nunca teve um gato, e muitas pessoas continuam cometendo o erro de achar que gatos são cachorros pequenos e bigodudos, e esperam que ajam como tal. O que acontece é que, ao contrário dos cachorros, sempre esfuziantes ao demonstrar seu carinho, os gatos são muito mais discretos nas suas demostrações, e cabe a nós aprender a percebê-las"

Nunca descartem a possibilidade de adotar um animal adulto, eles são tão dóceis e fofos e precisam tanto de amor e carinho quanto um filhote.

Muitas pessoas dizem que escolheram o gatinho, mas na verdade foi o gatinho que os escolheu e não adianta negar. Sempre que vamos adotar, no meio daquele monte de gatinhos tem um charmoso e ronronento que ganha nosso coração e as vezes penso que jogam o charme e a gente cai na deles...
A Lucy veio para a minha casa para ficar em LT até arrumar um dono para ela, mas ela é tão carinhosa e falante, que não tive dúvida, a dona dela seria eu.
Hoje tenho a filha mais charmosa, carinhosa, fofa e falante que eu poderia encontrar.

Adotem um gatinho e terão companhia e amor para vida toda.