sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Esporotricose


Hoje vamos falar de Esporotricose uma zoonose que ataca nossos gatinhos.

A esporotricose é uma doença causada por uma levedura (fungo) chamada Sporothrix schenckii e é considerada uma zoonose, ou seja, transmite dos animais ao homem.
O fungo encontra-se na natureza e pessoas que trabalham com a terra são mais predispostos a contrair a doença. Os veterinários também têm mais predisposição devido ao contato direto com animais.
Regiões tropicais e sub-tropicais apresentam maior número de casos de esporotricose, pois o fungo precisa de altas temperaturas e umidade para se replicar.

TRANSMISSÃO
O fungo penetra na pele através de uma inoculação, seja acidental ou traumática. No caso de contaminação pela terra um pequeno ferimento na pele é suficiente para que ocorra essa inoculação. No caso dos animais, o fungo fica sob as unhas e região de boca e nariz e um pequeno arranhão ou mordedura também é suficiente para que o Sporothrix seja inoculado na pele.
Além do gato, os cães e os coelhos também podem transmitir a doença por arranhadura e esses animais não precisam estar potencialmente doentes para transmitir. Além disso, a transmissão ocorre entre os animais, principalmente durante as brigas.

SINTOMAS DA ESPOROTRICOSE
Nos gatos as formas cutâneas são as mais comuns, ou seja, é mais comum aparecer lesão na pele, mas outras regiões podem estar acometidas, como mucosas, pulmões, ossos, articulações e sistema nervoso central.
As lesões de pele costumam ser graves, principalmente na região da cabeça e extremidade das patinhas (locais comuns de machucados nas brigas). São feridas que não saram com antibióticos, pomadas ou qualquer outro tratamento convencional e geralmente não causam dor, nem coceira (exceto em casos de infecção secundária por bactérias).
Sintomas de comprometimento sistêmico podem ocorrer, como fraqueza, anorexia e febre.

DIAGNÓSTICO
O médico veterinário se baseia nas informações ditas pelo proprietário, como histórico de brigas, acesso à rua, moradia em regiões endêmicas, etc, mas são os exames de citologia, cultura de fungos e/ou biópsias das lesões que fecham o diagnóstico.

DIAGNÓSTICO DIFERENCIAL
Outras doenças que podem causar lesões semelhantes são: alergia alimentar, sarnas e criptococose.

TRATAMENTO DA ESPOROTRICOSE
O tratamento da esporotricose é extremamente demorado, podendo levar meses para atingir a cura da doença. São administrados antifúngicos orais e, em caso de infecções secundárias, antibióticos.

PROGNÓSTICO
Infelizmente nem todos os animais respondem ao tratamento e deve-se levar em consideração o risco de transmissão dos gatinhos para os proprietários. Muito cuidado com crianças e gestantes na casa de um gato com esporotricose, pois são mais suscetíveis a complicações da doença.
Cuidado com falsos diagnósticos. Somente um médico veterinário munido de exames pode confirmar a doença, portanto não se precipitem. Nem todas as lesões de pele em cabeça são causadas pelo Sporothrix.

Fonte: Medicina Felina - http://portalmedicinafelina.com.br/

Lembrando novamente, sempre que houver alguma alteração no comportamento do gato consulte um veterinário.
Sabe o dia da vacina?
Também aproveite para verificar se está tudo bem com o gatinho. 
Lembrem-se: Quem ama, cuida!