domingo, 21 de junho de 2015

Síndrome Urológico Felino (SUF)


 Hoje vamos falar de Síndrome Urológico Felino (SUF). Como sabemos gatos adoram beber água fresca e muitas vezes bebem bastante água. Se o gato tem tendencias a doenças renais e obstruções, devemos estimulá-lo ao máximo a tomar água, com fontes e potes sempre perto.

Qualquer alteração comportamental do gato, como agachar para fazer xixi e não fazer, perder a fome e ficar encolhido pode ser problema renal. Consultem sempre um veterinário.

O que é?
Engloba um conjunto de problemas inflamatórios no sistema urinário dos gatos, nomeadamente a cistite (inflamação da bexiga), a infecção (o sangue, o muco e outros produtos associados à zona inflamada proporcionam a multiplicação de bactérias); urolitiase/bloqueio uretral (a cristalização de minerais e a irritação da bexiga e da uretra provocam a formação de cálculos que podem entupir ou dificultar a saída de urina); uremia (acumulação de detritos intoxicantes no sangue, o que é muito perigoso; a inabilidade de urinar significa a acumulação de urina na bexiga e a incapacidade dos rins eliminarem os resíduos).

Sintomas?
Uma enorme dificuldade em urinar (mesmo pequenas quantidades!) ou a incapacidade de o fazer por completo. Se verificar que não urino no local habitual ou se a minha urina está manchada de sangue, leve-me ao Dr. Veterinário! No caso da uremia, existem ainda outros sintomas – depressão, vômito, fraqueza e colapso – que podem levar ao coma ou à morte.

Cura?
Sendo uma doença bastante comum nos gatos, é facilmente tratada, a começar pela administração de medicamentos adequados e que o Dr. Veterinário receitará. Só em casos extremos é que posso necessitar de uma intervenção cirúrgica (desde que me vá visitar!). Para evitar o SUF por completo, bastam alguns cuidados simples: uma alimentação salutar, rações de elevada qualidade, a ingestão de muita água, ambientes anti-stress e anti-doenças.

Fonte: Ronronar - http://ronronar.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem vindo a Frajolinhas!